Publicado por: heldercangula | Agosto 13, 2007

Diferença entre Servidor e Provedor

Para quem trabalha ou estuda na área de informática com certeza já ouviu falar desses dois termos, servidor e provedor, e muita das vezes talvez a semelhança de expressão acaba por confundir o real significado de cada um dos termos, e para quem já não entende muito bem só acaba por piorar. Então vou tentar explicá-los qual a diferença entre servidor e um provedor.

Vamos começar por falar do servidor,  como podemos analisar no nosso quotidiano é cada vez maior o número de empresas que acaba por implementar uma rede em seus escritórios, isso porque as redes computacionais vieram para facilitar a transmissão de dados e a comunicação.
SERVIDOR

Um servidor, como o próprio nome já diz, nada mais é do que uma máquina responsável por servir algum recurso na rede, logo, concluímos que para que exista um servidor é então necessário que exista uma rede, e essa rede é caracterizada por “rede cliente/servidor“, porque se temos uma máquina a servir recursos então teremos alguma máquina ou máquinas a solicitarem esses recursos na rede. Por norma os servidores acabam por ser máquinas com um sistema de segurança mais exigente, porque por serem máquinas com muitos acessos uma vulnerabilidade explorada pode acarretar em despesas para a empresa e até mesmo a perda de sigilo de informações. Existem vários tipos de servidores, dentre eles posso destacar: servidor de arquivos, servidor DNS, servidor de login, servidor de impressão, servidor de internet e entre outros.

PROVEDOR

Normalmente ouvimos falar de provedor quando o assunto está relacionado com a internet, pois então, um provedor é a empresa responsável pela autenticação do usuário na internet, ou seja é através do provedor que nós usuários temos acesso à internet. Vou usar um exemplo prático e com certeza comum para muitos.

Quantos de nós não usamos a internet “dial up”? No Brasil chamda de “discada”, a internet por conexão dial up funciona da seguinte maneira:

Temos uma linha telefónica em casa e um computador, e uma conta em um ISP (Internet Service Provider – Provedor de Serviçoes de Internet), o ISP nada mais é do que o próprio provedor, nesse nosso exemplo vamos considerar que o nosso ISP é a Ebonet, normalmente os ISP’s cobram um valor pelo seu serviço, em Angola eu lembro-me que até quando eu usava era na faixa de 30 a 40 dólares, porém hoje em dia existem empresas que não cobram nada por esse serviço, eles usam esse método como uma política de comércio, em Angola eu acho que ainda não temos um ISP gratuito. Depois de criada a conta, o ISP fornece-nos um nome de usuário, uma senha e um número de telefone. Ao chegarmos em casa configuramos o computador para uma conexão dial up e inserimos o nome de usuário a senha e o número de telefone cedido pelo provedor (ISP), feito isso demora alguns segundos e passamos a estar conectados à internet.

O que acontece na verdade é que o provedor como eu já disse é responsável pela autenticação do usuário na internet, então depois de criada a conta passamos a ter um registro no servidor do nosso provedor (não se esqueçam que nesse caso o servidor é uma máquina responsável pela autenticação dos usuários), quando clicamos em conectar no nosso computador, estamos na verdade a fazer uma chamada para o nosso provedor, depois de analisar que o nosso nome e a senha estão corretos, então o provedor dá-nos acesso à internet. Concluimos então que o provedor (ISP) é um tipo de intermediário entre os nossos computadores e a internet, ou seja, precisamos passar por ele para termos acesso à internet. O mesmo procedimento acontece com o sistema de internet ADSL, só que neste caso já não temos que colocar o nome de usuário e senha porque eles já ficam configurados no modem da internet, e esse nos mantém conectados 24/24.

About these ads

Responses

  1. gostei do artigo

  2. hum muito chato eu quero coisas melhores

    • like what ?

  3. massa! bem explicativo!! =D

  4. Adorei sua explicação. Você deve ser um ótimo professor. Não gostarias de me ensinar a navegar na Internet?
    Obrigada

    • com certeza.. contacte-me pls..

    • Obrigado Kika.. qualquer coisa disponha..


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: